23.4.13

professorando.

Como minha IC acaba em junho e eu preciso de deñeros pra sobreviver, peguei umas aulas no Estado como professora-auxiliar em 3 séries do ensino médio.
Lembra de uma propaganda falando do ensino, que agora iriam ter 2 professores por sala? Pois é, eu sou a segunda. E a experiência está sendo bem bacana apesar dos pesares.

Não é novidade que a educação brasileira precisa de reformas profundas caso o país queira se desenvolver em todos os âmbitos. Não consigo entender porque é tão difícil aumentar o salário dos professores e diminuir a porra dos benefícios do pessoal em Brasília.

Em menos de 1 mês, pude ver muitos olhinhos brilharem diante de explicações. Vi olhinhos interessados. Vi alunos prestando atenção no que eu estava dizendo. Vi sorrisos quando eu também fui simpática. Consegui o silêncio de uma turma sem precisar gritar. Talvez eu tenha conquistado a simpatia deles.

Mas ouvi também confissões do tipo "queria fazer engenharia, mas sou burro, não consigo....", "eu não sei fazer, dona", "eu não consigo".
Esse "eu não consigo" doeu. O que fazer para aumentar a confiança desses alunos neles mesmos?
Como mudar?
O que dá pra eu fazer?

Muitos questionamentos e pouquíssimas respostas. Só quem dá aula em escola pública sabe do que eu estou falando.

Descobri porque, embora muitos abandonem as salas de aula, muitos continuam lutando.
Não é fácil. É revoltante. Mas  presenciar o sucesso dos alunos perante algum exercício é surreal. É uma das melhores sensações que eu já tive. É ficar feliz pelo sucesso do outro. Por isso muitos professores não desistiram do que fazem.

Daí o bichinho social começa a coçar. Sabe aquele filme de sessão da tarde cujo enredo é assim: escola ruim, problemática - chega professor querendo mudar a vida dos alunos - alunos primeiramente resistem - professor faz algo que o leva a ganhar a confiança dos alunos - alunos curtem o professor - alunos começam   a mudar de vida - todos pintam/reformam a escola. FIM.

Tô nessas, manja?

Já tive mil ideias pra fazer com eles. Organizar sarau, organizar gincana, organizar sessão pipoca + discussão do filme, etc. Mas parece que a escola dificulta. Pra você ter uma ideia, eu vou até a escola de bicicleta. Ok. Quando eu chego, o portão do estacionamento está fechado. Ninguém me deu um controle para abri-lo, então eu preciso entrar pela secretaria. Aí eu chego e peço para abrirem o portão para mim. Além de nem olharem na minha cara, parece que estão fazendo alguma coisa que está além daquilo que eles são pagos para fazerem. E pra eu sair é a mesma coisa. Demoram o Papa aparecer para decidirem apertar a merda de um botão.


Argh.
É legal, mas não é justo. Professores, policiais, médicos, bombeiros e outras mil profissões deveriam ganhar 10x mais. É a base de toda a formação de uma sociedade do bem e que funciona.

Why so complicated?

Nenhum comentário: