2.10.09

ontem eu assisti um documentário na Cultura muito bom falando sobre o aborto.
era bem simples:uma câmera,a entrevistadora(que não aparecia mas que a gente ouvia as perguntas dela) e as entrevistadas.assim,na cara.sem o rosto com pixels gigantes ou a voz de robô.
o interessante é que mostrava mulheres de todas as classes sociais,e não só 'neguinho da favela'.
e o documentário só serviu pra afirmar o que eu já achava sobre a descriminalização do aborto:o Estado deve sim oferecer suporte às que optarem por não terem os filhos,já que o aborto inseguro é um dos principais problemas de saúde pública e uma das coisas que mais matam mulheres por ano,cerca de 400.
aí você vira e diz :''ah,mas aí todo mundo vai querer se pegar e na hora H a mulher vira e fala 'ah,relaxa,depois é SÓ abortar''
é,como se fazer um aborto fosse super gostoso,uma experiência nada traumática e sem 'efeitos colaterais'.
aí você vira de novo e diz ''éé,mas porque não pensou nisso antes do rala e rola?''
tá.que atire a 1ª pedra aqueles que conseguem frear os instintos e colocar a razão antes.....
sem contar que muitas mulheres não podem tomar anticoncepcional por problemas de saúde.
nesse documentário,uma delas disse: 'o governo fica falando que hoje em dia tem vários métodos anticoncepcionais...só que eu nunca vi...sempre que eu ia no postinho nunca tinha camisinha,nem pílula,então ia sem mesmo'.
quando perguntadas sobre o porquê elas resolveram abortar,a resposta quase sempre era 'não tinha condições de criar outro filho'.
ou então 'eu era muito nova'.ou como uma outra disse 'eu não queria ter filhos e até hoje não quero,é uma opção minha,o útero é meu,logo, eu decido'
aí o papa vai até a África e diz 'não usem camisinha,pois Deus disse "crescei-vos e multiplicai-vos''
tá,aham.
1°:alguém disse pra ele que o número de vítimas da AIDS lá já está quase igual ao número de vítimas da peste negra?
2°:é fácil pro papa e a igreja no geral proibir qualquer tipo de anticoncepcinal.não são eles que depois tem que sustentar a família e nem educar os filhos!
3°:a igreja é machista,e homens não engravidam.logo,eles não sabem o que é ser mãe e o trabalho e dinheiro que isso dá.
enfim...poderia discorrer N razões,mas o principal é:estamos no século XXI e a sociedade ainda acha que mulher completa é aquela tem filho.que mulher que não quer ter filho é egoísta e não está contribuindo para a continuação da raça.
é fato.assim que as pessoas se casam,todo mundo fica 'e aí,quando a cegonha chega?'
fomos 'treinados' a pensar assim.
eu acho que sim,o governo deve fazer campanhas de planejamento familiar,sim,ele deve informar toda a população sobre os vários métodos anticoncepcionais.mas acho também que está na hora do gorverno e dos deputados particularmente pararem de ser hipócritas e legalizarem o aborto dando todo um aparato para as mulheres que optarem por fazê-lo.
acho que ninguém deve decidir sobre o que o outro deve fazer.
o poder de decisão cabe somente às mulheres,e o Estado deve estar ao lado delas quando acharem que uma gravidez no momento não é o ideal.
é tipo assim:a igreja diz o que ela acha,e o Estado também.mas quem decide somos nós.

Nenhum comentário: