25.9.12

você acredita no quê?

Há uns tempos eu me declaro sem religião. A católica não servia mais pra mim.
Não depois de tudo o que eu lia, tudo o que eu discordava e todas as aulas sobre Renascimento e Santo Agostinho que eu tive.
Entendam, meu problema nunca foi com a questão da fé. Acredito sim que há algo(não sei dizer se é um Ser) muito superior a todos nós chamado comumente de Deus. O problema era engolir goela abaixo os casos de pedofilia, a proibição de abortos nos fetos anencéfalos, a mania que a Igreja tem de querer controlar todo mundo, inclusive aquelas pessoas que não são católicas, enfim. Não dava mais.

Supondo que eu e meu futuro marido fôssemos católico. Aí nasce um filho meu.
Eu não o batizaria logo de cara. Acho muito injusto impôr o batismo numa fé católica pra alguém que mal sabe que é uma pessoa direito. Eu esperaria meu filho crescer até que ele seja capaz de escolher pra si uma religião. Isso se ele disser que precisa de uma. E ponto final.

Porque o que eu vejo que acontece: muita gente é batizada sem ter como ir contra/ aí vem a comunhão(porque você foi batizada e tem que fazer a primeira comunhão) /  aí vem o crisma(porque você fez a primeira comunhão porque você foi batizada).
Meu ponto é: qual o problema em não querer fazer isso tudo? Por mais que alguém seja criado numa família católica, ela não é obrigada a ser católico também. O que já entra numa outra discussão.
Partilho da opinião de Santo Agostinho.
O catolicismo deve acontecer como que numa conversão, quando você se entrega de verdade à religião e a Deus.
Ir à missa todo domingo porque seus pais querem não faz de você um católico.

E funciona mais ou menos assim com todas as religiões.
Conheço gente que se diz protestante, mas que não frequenta mais os cultos.
Ou então espíritas que não vão ao centro.
De quê adianta, então?

Eu coloquei na minha cabeça que não ia mais me enganar.
Se um dia eu virar católica, vai ser de verdade, sem hipocrisias.

Até aí tudo bem. Escolhi não mais ser católica. 'Simplesmente' acredito em Deus. É o bastante pra mim.
Será?
Conviver com essa espécie de ceticismo tá sendo meio difícil.
Muita gente convive numa boa com isso, mas eu meio que sinto que falta alguma coisa.
Se você é feliz no catolicismo ou em qualquer outra religião e isso te faz uma pessoa melhor, bom pra você. Não é essa minha birra. Minha birra é que não funcionava mais pra mim. E por que é tão difícil encontrar pessoas que me entendam? Como se religião construísse caráter de alguém...

Já me disseram pra esquecer o dark side da igreja católica e ir à missa só pra ouvir a palavra de Deus e tudo mais.
Pra mim isso não funciona. Ou eu vou de coração ou eu não vou.

Acontece que tá me fazendo falta esse quê de acreditar em algo.
Não necessariamente uma religião. Talvez uma filosofia de vida.
Aí você diz 'acredite na filosofia de Jesus!'. Sim, Jesus foi um cara muito especial e ensinou muita coisa bacana. Mas eu me considero cristã. Acredito que ele existiu e tals. Meu problema é com a instituição católica em si. Aí vem o famoso argumento 'aahh, mas você precisa entender que a igreja é feita por homens, e homens erram, e bla bla'. Porra, eles erram há mais de 2000 anos! Será que não deu pra aprender nada? Qual o objetivo do Papa em ir até a África, um dos continentes com os mais altos índices de pessoas com HIV e dizer que é proibido usar camisinha? Ou então quando ele diz 'rezem para os pobres enquanto eu sento aqui no meu trono de ouro sob o túmulo de São Pedro'. Ou é São Paulo?
Enfim.
Fiquei pensando nas filosofias orientais. Acredito que pra aquelas bandas existem muitas tradições e uma cultura muito diferente. Mais calma. Menos ansiosa. Talvez seja disso que eu precise.

Porque quando bate aquele momento de angústia e desespero, eu rezo sim. Mas é meio angustiante pensar que talvez Deus não esteja mais nem aí para os homens.  Até porque, Deus nunca foi responsável pelas más ações que nós, seres tão primitivos ainda, somos responsáveis.

Argh.
Nada faz sentido.

Um comentário:

Anônimo disse...

Camila, procure novas "fés" você vai se identificar com alguma! Faz assim: cada final de semana você assiste um culto em uma instituição/igreja diferente. Dps faz um balanço de Prós e contras e voila ! Boa sorte na sua busca espiritual