17.3.12

papel do humor

Sou péssima para contar piadas. Minha memória é de uma pessoa com Alzheimer.
As únicas que lembro são aquelas de pintinho que caem, que não tem cu e explodem,enfim. E tem aquela das FUmigas também. Só. Esse é meu repertório.

Ultimamente, todo mundo no Brasil começou a achar que sabia fazer comédia stand-up. Acham que é a tarefa mais fácil do mundo. ¬¬.

Mas o post não é pra falar só disso. Num curto intervalo de tempo, houve um boom de humoristas por aqui. O problema é que muitas pessoas não entenderam direito o papel do humor. Ou melhor, o poder que ele tem.

Todo mundo já deve ter cansado de ouvir a história sobre o Rafinha Bastos e sua vontade de comer o bebê da **Wanessa**. Eu fiquei indignada não pela piada em si. Claro, ela foi infeliz e sem graça. O problema é que sóó porque fizeram uma piada com a RAINHA DO POP e seu feto, o cara já foi expulso do programa, processado,e bla bla. Sim, ela tem o direito de não ter gostado da piada. Se bem que o bebê não deve ter se importado tanto. O que me irrita é que se fosse uma pessoa comum e não-pseudo-famosa, o cara ia ter continuado lá, apresentando o CQC. 

Recentemente, um humorista fez uma piada comparando o tecladista - que era negro - da banda que estava tocando no local com um macaco. O show era intitulado como "Proibidão", e as pessoas assinavam um termo dizendo que não iriam se sentir ofendidas com as piadas que ouvissem. Porém, o músico não havia assinado o tal termo. Aí ele ouviu a piada e chamou a polícia.

E eu me pergunto:
-qual o limite do humor?
-qual a noção de humor dos humoristas de hoje?

Quero dizer, claro que toda piada tem um alvo. No meu entendimento, o humor sempre irá criticar alguém, ou algum tipo.
É a partir do riso que o ser-humano se reconhece como ridículo. O humor precisa ter a função de incomodar sim, mas é um incômodo que leva as pessoas a ficarem inconformadas com determinadas situações e se sentirem impulsionadas a mudá-las.
Por exemplo: fazer piadas com a política e os políticos brasileiros. Todo mundo ri. Mas por quê? Porque todo mundo sabe que é verdade. E nisso as pessoas ficam mais putas com as merdas que a gente vê na política daqui e talvez resolvam se mexer.

Mas, qual o intuito de se fazer uma piada que compara o negro ao macaco? Preconceito racial é crime. Qual a graça de uma piada assim? 
Uma coisa é você tirar sarro da eterna contradição desse país tropical. Outra coisa é tirar sarro de deficientes, negros, loiras, japoneses, portugueses. Sinceramente, não tem graça nenhuma. Piadas baseadas nesses esteriótipos são um lixo.
É possível fazer humor sem ofender ninguém?

Não sei. Só não acho nada inteligente esse tipo de humor à la Zorra Total e A Praça é Nossa.
Isso sem falar nesses caras que fazem stand-up e se acham o máximo.
Que eu saiba, a comédia stand-up é aquela em que uma pessoa vê graça nas coisas do dia-a-dia. Subir num palco pra comparar um negro a um macaco é coisa de retardado.

Quanto à censura que foi imposta a diversos humoristas de fazerem piadas com políticos: acho ridículo. 
Acho sim que limites devem existir. Acho que falta bom-senso pra determinados humoristas. 

Argh,não sei se consegui me fazer entender. Nunca sei.
Só sei que esse assunto deve ser levado mais a sério.



Nenhum comentário: