14.9.11

12 coisas que aprendi com o teatro

Pra falar a verdade,tenho quase um bacharelado em Artes Cênicas,rs...Fiquei o maior tempo fazendo teatro e com isso participei de umas poucas peças, mas conheci muuuuita gente bacana. Querendo afundar o preconceito que envolve "o povo de teatro", vou mostrar algumas lições valiosas que aprendi durante todos esses anos.

1- Saiba calar a boca
O local onde você tem as aulas de teatro não são a praça de alimentação de um shopping. Por mais que exista o clima descontraído, é preciso saber calar a boca e ouvir. Ouvir o outro, ouvir o professor, ouvir a si mesmo. Porque né, o corpo fala muito.

2- Ser comprometida
Você tá afim ou não de fazer isso? Então comprometa-se de verdade! Fazer teatro é chegar no horário da aula, é pesquisar, é ler muito, é envolver-se com todo o projeto,entendeu?

3- Você não é melhor do que ninguém
E nem adianta falar da péssima atuação da coleguinha. Você pode até ter mais desenvoltura, mas assim como você, ela está la para aprender a dar a cara à tapa.

4-Sem malícia
No teatro a gente aprende  a se conhecer e a olharmos para nós mesmos de um jeito sem malícias. Cedo ou tarde você vai fazer algum exercício que pede pra você tocar nos peitos da outra, na bunda do outro,e assim vai. Mas são só corpos, assim como o seu.

5- Adeus Alzheimer
Nunca tive problemas para decorar textos, e o teatro só ajudou. Além de eu considerar uma atividade divertidíssima ficar recitando suas falas enquanto você anda pelado pela casa.

6-Desinfle seu ego
Você pode ser o próximo galã da novela das 8, mas isso não te torna um melhor ator e nem te garante os melhores papéis. Aliás, ator de verdade consegue se destacar nos papéis mais pequenos de uma peça.

7-Fazer teatro é suar MUITO
Pode parar com a ideia de glamour e festas chiques. Teatro é suor. É trabalhar o corpo,mente,voz,tudo. E parado não se consegue nada disso.

8-Aquecimentos são importantes
Dá pra ver quando os atores estão frios em cena. É EXTREMAMENTE necessário aquecer-se antes de entrar em cena. Faça seu alongamento, dê umas andadas, respire bem fundo, e lembre do seu texto.

9-Respirar
Sabia que a respiração correta é igual àquela que temos quando somos bebês? Sim, é encher o diafragma e fazer barriga de grávida. No teatro, você conhece cada pedaço do seu corpo, e percebe que se respirar pelo abdômen, sua voz sái mais fácil e o estress vai embora.

10-Ser lindo não significa ser bom
Já cansei de ver nego que se acha A diva e que não sabe porra nenhuma do que está fazendo. Ser bonita(o) não implica em ser um bom ator, tarefa que vai além de saber decorar umas falas.

11-Entregue-se!
E faça tudo de coração. Deixe a vergonha,o orgulho e as convenções sociais de lado e aproveite uma das melhores coisas da vida: aulas de teatro

12-Brincadeiras só se pedirem-nas
Não adianta dar uma de engraçadinho e ficar fazendo piada idiota pra chamar a atenção. O máximo que você vai conseguir com isso é virar a piada da turma.

5 comentários:

Anônimo disse...

Parabéns pelo post, me ajudou muito obg :D

Unknown disse...

muito bom

Unknown disse...

Eu sou nova nisso de teatro mais ja entendo e tudo questao de comcentracao e fazer muito silencio nas aulas

Unknown disse...

Eu sou nova nisso de teatro mais ja entendo e tudo questao de comcentracao e fazer muito silencio nas aulas

Unknown disse...

Eu sou nova nisso de teatro mais ja entendo e tudo questao de comcentracao e fazer muito silencio nas aulas