24.5.12

dia cu

Antes de virem me xingar nos comentários e mandaram eu pensar que tem muita gente passando por situações mais tensas do que a minha, quero avisar que já sei disso e que procuro fazer a minha parte nesse mundo maluco.
Sem falar que isso é um blog pessoal, é meu, e eu falo o que eu quiser.

*

Quinta-feira eu não tenho aula na Unipica. É aquele dia da semana que eu pego pra colocar minha vida em ordem. Ler textos, escrever textos, ir até o centro da cidade, e bla bla. Até aí tudo bem. O problema é que eu arranjei outra coisa pra fazer. Virei professora. É. Isso ae. Fui na atribuição de aulas e peguei 2 aulas de inglês toda quinta-feira à noite numa escola estadual aqui perto. A classe? A turma do EJA. Esse EJA é como se fosse o Ensino Médio pra quem passou da idade de cursá-lo. Aí como a galere precisa de diploma, existe esse EJA. E 1 ano= 1 semestre. Então é um ensino médio mais compacto.
Beleza.
Aí, como sempre, rola a maior burocracia.
Mas vamos por partes.

Meu dia começava com o seguinte itinerário:
-tirar foto 3x4. 
Motivo: precisava de 3 fotos iguais pra levar no posto médico na hora de fazer a perícia e eu só tinha 2 fotos em casa.
-comprar açúcar mascavo
Motivo: esse açúcar é um absurdo no mercado, mas em lojas de produtos naturais é possível comprar 1 kg por 6 reais. 
-comprar macarrão japonês konac
Motivo: eu vi numa reportagem que uma chef emagreceu litrus com esse macarrão. Logo, todos quer comprar
-ir farmácia
Motivo: tinha que encomendar um remédio numa farmácia e comprar outros 2 em outra farmácia. E são remédios pra minha irmã do meio e tals.
-comprar copo(?) do liquidificador
Motivo: o daqui de casa quebrou e eu tinha que ir até uma loja específica pra achar esse treco
-ir até o Posto de Saúde, fazer a perícia e levar até a escola pra mulher fazer meu contrato
Motivo: porque né, eu virei professora
-comprar botões
Motivo: uma blusa minha de frio está sem um botão e eu quero voltar a usar essa blusa
-fazer as unhas dos pés
Motivo: lembrar que eu ainda sou vaidosa
-escrever 2 posts
Motivo: eu escrevo pra outro blog e preciso entregar o resto da pauta assim que possível e não terei outro dia pra terminá-los.
-ir Muay Thai
Motivo: porque eu tô pagando e é uma diliça lutar
*
Até aí tudo bem. Todas as coisas ficavam mais ou menos perto, ou melhor, nos arredores do centro da cidade.
Acordei às 9h e 9h30 eu já estava saindo de casa.
Comecei pela foto, não achei o macarrão. E tipo, o macarrão emagrece porque tem uma substância nele que vira uma geleia e enche seu estomago,daí você não sente fome. Fui numa loja de produtos naturais, comprei o açúcar e já encomendei essa substância em formato de cápsulas. Para os curiosos de plantão, a substância chama Glucomanan. O próximo item era comprar o treco do liquidificador, que por sinal ficava ao lado do Posto de Saúde. Pensei: ''compro,vou fazer a perícia e na volta passo nas farmácias". Tá. Comprei o negócio e notei que tinha largado TODOS OS DOCUMENTOS EM CASA. E eu precisava desses documentos pra tudo. Ok. Resolvi já passar nas farmácias, comprei os remédios e..fui pra casa. Detalhe que eu moro meio longe do centro, meio bairro rural.Voltei pra casa, peguei os documentos e fui até o posto. Nisso já eram umas 11h20. Descobri que o tal médico da perícia só chegava 12h30. "Ok, eu espero", disse para a moça. E lá fiquei. Sorte que eu era a primeira. O médico apareceu 13h e me atendeu em menos de 5 segundos. ¬¬'''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''''
Tá, o pior passou. Estava quase acabando. Só faltava ir até a escola e levar os documentos,ieei.
A escola fica perto de casa, ou seja, longe do centro. Cheguei lá, entreguei a papelada, e estava me levantando pra ir embora quando a mulher me solta um "tá faltando o número do seu PIS". E,q, onde eu tiro isso? "Na Caixa Econômica". Ufa, tem uma agência ao lado da escola. Chego lá e a atendente me diz "a moça que cuida disso acabou de sair pra voltar". Vai demorar? "Uns 40 minutos". Keep calm and kill the system. Eu tinha que resolver isso HOJE. O que eu fiz? Voltei pro centro, AEEE GANHOU, QUALÉ O PRÊMIO LOMBARDI??.
Entrei no banco e só tinha que ESPERAR NA FILA.
Senha da tela: XS060.
Minha senha: XS077.
AEEE, SILVIO, ELA GANHOU O KIT JEQUITI EM BARRAS DE OURO!
Marvin, o robô depressivo MODE ON.
Fiquei lá, esperei, peguei a porra do PIS e voltei pra escola.
Finalmente, todos os documentos OK.
Cheguei em casa 15h. AEEE,RODA O PEÃÃO
Lembrando que eu sai às 9h30.
Pausa dramática e música triste, porfavor.
Cheguei voando, chequei e-mail e Facebook enquanto meus pés descansavam numa bacia com água. Sim, ainda me faltava fazer as unhas. Demorei uns 40 minutos, sentei no computador e escrevi um post. Pensei "o outro escrevo depois". Me arrumei e fui andando até o Muay Thai. Lutei, sou muito foda/forte, bjs.
Voltei, tomei banho. Hora: 19h15. Sentei pra escrever o outro post. 20h: jantei.

Comecei a me arrumar e a reclamar. Eu estava nervosa. Minha primeira aula de inglês. Meu primeiro dia como professora. Eu conheço a fama. Fiquei tensa, com medo de parecer burra e de não conseguir me impôr com esse meu 1,60 de altura. Resolvi ir de salto. 
Saí de casa um pouco antes. Minha aula era às 21h30. Peguei as apostilas, dei uma olhada. Não fazia ideia do que me esperava. Pensei "meu dia foi mega corrido, certeza que a noite vai ser uó". Deu o sinal, fiquei andando perdida dentro da escola porque não sei seguir instruções de direção. Entrei. 10 alunos me olhavam com cara de Q. 2 mulheres e 8 homens. Eu me apresentei, perguntei o nome e o objetivo de cada um. Querem o diploma pra depois fazerem faculdade: direito, biologia, administração, letras, enfermagem, educação física. Então eles tem um sonho. Disse que não sabia por quanto tempo ia ficar dando aula pra eles, já que eu estou substituindo um professor que está de licença. Dei minha aula. O assunto? Verbo to be. Ensinei alguns palavrões em inglês, brinquei com eles. Usei minhas técnicas de teatro pra chamar a atenção deles. Passei lição de casa. A hora passou voando.

Percebi que aquelas brincadeiras com as minhas irmãs de "escolinha" me foram úteis, no fim das contas.
Percebi que não quero que o professor antigo volte. Dar aula é uma delícia.
Percebi que além de bolsista PAD, colunista e voluntária, eu agora encho a boca pra dizer Professora.
Sim, sei que o governo não dá valor, e que déficits existem. Mas dar aula tem um sabor diferente. Ensinar é uma arte.

Meu dia começou cu, mas terminou com uma sensação de "valeu a pena todo o stress e toda a burocracia".

Um comentário:

Unknown disse...

Adorei o pormenor da altura e dos saltos! :)