16.5.11

esclarecimentos

Não parece,mas este também é um blog de utilidade pública,rs..
Sábado passado eu fiquei o dia inteiro aqui na Unicamp. Pra quem não sabe, eu faço faculdade de Literatura.(ok,o curso se chama "estudos literários" mas eu falo "literatura". soa mais chique e importante,uhauah). Enfim.. fui fazer uma Oficina sobre a redação no vestibular daqui. Como nem todo mundo sabe, a nota de redação vale 50% da nota total da prova. Ou seja: é nota pra caralho.

Durante 25 anos, a redação foi sempre a mesma coisa por aqui. Havia uma coletânea de textos(incluem-se imagens ou não) e você escolhia se fazia uma dissertação,narração ou carta. "Simples" assim. Acontece que cada faculdade pede um perfil de aluno. Por aqui, eles querem que você seja um aluno leitor e escritor. Fato é que,depois de todo esse tempo,a Unicamp percebeu que os candidatos não estavam mais se preparandopara escrever bem(lendo jornais e bla bla), mas estavam se especializando nos métodos para se darem bem. Todo mundo começou a se valer de técnicas para estruturar uma boa redação,sem necessariamente dizer alguma coisa ela.

Isso sem falar no fator sorte. Bons alunos iam mal na redação porque se deparavam com um tema muito BLAH e aí fudia tudo. Além do mais,muitos alunos só treinavam um tipo de texto(normalmente a dissetação) porque não estavam prestando só Unicamp, mas USP,Unesp...etc e a dissertação é comum a todos esses vestibulares. Mas chegava na hora do vestibular da Unicamp e eles achavam que a proposta da dissertação era a mais difícil de se fazer. Só que por não terem treinado a narração ou a carta,eles acabavam fazendo a dissertação e iam mal.

Analisando tudo isso,a Unicamp resolveu mudar(e fazer tudo o que queria fazeer). A partir do ano passado,ao invés de 12 questões dissertativas e um só texto, agora são 48 questões alternativas e produção de 3 textos(de no máximo 24 linhas cada) de gêneros diversos. O que  Unicamp quis mostrar com isso?

Bom,além de excluir o fator sorte(já que agora você não precisa saber TUDO sobre os temas mais "quentes" da atualidade), você tem a chance de soltar a imaginação! O problema são esses "gêneros diversos", que incluem desde artigo opinativo a editoriais. Fudeu? Não gente, fiquem calmos! A Unicamp está só no começo daquilo que pode revolucionar o ensino. Até porque,os vestibulares influem diretamente naquilo que a gente aprende no ensino médio.

Fica claro que a Unicamp quer que seus leitores sejam bem preparados desde sempre,e não lendo o "Guia do estudante" na noite anterior à prova. Quer alunos que entendam e que sejam capazes de reproduzirem suas ideias no papel. Fica a dica:quer se dar bem no novo vestibular da Unicamp? Leia de tudo,assista de tudo,ouça de tudo! Desde bula de remédio a manual de construção da bomba caseira. É sério.

Ah,outra dica. Siga as instruções! Pode parecer bobeira,mas muitos acham que podem usar e abusar na hora de escrever.Não adianta nada criar um texto fantástico se você não fez o que foi pedido. Portanto,leia muito bem a proposta dos textos e preste atenção nas palavras em negrito.Elas não foram escritas assim por acaso.

Quanto a pontuação,ficou dividido assim: cada texto pode ter a nota máxima de 8 pontos. Os 3 primeiros pontos são avaliados conforme a grade específica,ou seja,não se passa de um "fez" ou "não fez" aquilo que se pede. Se você fez,ganha 1 ponto. Se você não fez,fica com zero. Os outros 5 pontos fazem parte da grade holística,que avalia o "como" você fez. Isso inclue coesão,coerência,clareza,objetividade,etc...
Assim, como cada texto é avaliado por 2 corretores, as chances de você se dar mal diminuem.
Quanto à questão da anulação, fica assim: seu texto é anulado se na grade específica sua nota total for zero. Se você tirar pelo menos 1(já que são 3 itens avaliados). Supondo que você ficou com 1,seu texto passa adiante e é corrigido na parte holística. Meu amigo,a Unicamp quer ajudar você a se dar bem!

No mais, eu concordei com as mudanças. Aí, vão parar de nos ensinar como quem ensina a receita de um bolo.Vão nos ensinar a fazer o bolo. Já passou da hora de mudar essa coisa de "comofas". Tudo é uma questão de treino e de abordagem de ensino. Lembra que na 5ª série você até trabalhou com os diferentes gêneros?? Mas aí chega no ensino médio e você só "aprende" a fazer dissertação? Já deu,né?

Pra saber escrever, a gente precisa aprender a escrever. E a ler também. E a interpretar também. E a argumentar também. Por mais que você não goste de português e suas ramificações, você vai precisar dele mesmo se você for um Físico e precisar escrever um manual de alguma coisa, ou algum projeto científico,sei la! E aí você só vai lembrar de como se escreve uma dissertação. Aí não dá,né colega?

Além disso tudo, a Unicamp ainda divulga em seu site exemplos de redações acima e abaixo da média e as anuladas. Explica o porquê e ainda diz o que a banca corretora esperava dos candidatos. Legal,né?

Vou deixar o site aqui então pra quem for um futuro aluno da Unicamp:
http://www.comvest.unicamp.br/vest2012/vest2012.html

Ah,só pra aumentar meu ego um pouquinho. Quando eu fiz curso de redação e prestei o vestibular(que ainda estava nos moldes antigos),eu fiz uma dissertação e tirei 26 de 48 pontos. No ano seguinte,não fiz curso,escrevi uma narração e tirei 42 de 48. Tirem suas conclusões,HAHAHAHAHAHAH.
Brinks.
Quem quiser saber mais sobre essa oficina que eu fiz e até mesmo perguntar sobre a Unicamp,ou o vestibular,ou o meu curso,ou sobre a previsão do tempo, é só mandar e-mail que eu juro que respondo!
camilla_mazi@yahoo.com.br

beijos e bons estudos!

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