7.7.11

comofas/

É,é,hoje é dia da sessão ''comofas''(será que é mesmo?). Antes,um rápido update da minha ociosidade julina: não consigo dormir até o meio-dia;vou viajar pra Maringá na semana que vem;havia me esquecido o quão chato hospitais são;semestre que vem vou dar aulas de inglês pro meu pai e ajudar minha mãe com um curso(mor grana,genteeem); eeeeeeeeeeeee eu também havia me esquecido de como eu odeio não ter o controle das situações. todoschora.

Enfim.
a coluna(q) de hoje é sobre ''lidar com idosos doentes''. Acho sim um tema polêmico e delicadíssimo. Afinal, até que ponto nós temos o direito de intervir na vida de um idoso doente?
Ah é,aqui contamos também com a sempre presente hipocrisia.Claro,nenhum tema que se preze pode ficar sem ela. Todo mundo sabe que a gente nasce,cresce, se reproduz(ou n) e morre. O problema está nessa última parte. Morrer não é tão simples assim. É muito difícil pra gente aceitar que nossa vida na terra é limitada. E que muita gente não vai ver os filhos casando,não vai poder mimar os netos,vai ver a alma gêmea ir dessa para melhor...etc.
Mais difícil ainda deve ser ver seus pais envelhecendo,ficando doentes,e morrendo.'' Como assim? Minha mãe é a pessoa mais forte que eu conheço! Meu pai também nunca desistiu! Cadê essa medicina avançada??''. É meus caros, a medicina ainda não encontrou a cura para a morte. Uns não tem medo de morrer,outros se recusam a envelhecer. Cada um cada um.

O corpo-humano é mais inteligente do que pensamos. Mulheres param de menstruar por volta dos 50 porque ter um filho nessa idade pode trazer riscos às mães. Mais que isso(e por mais cruel que pareça), podem gerar filhos deficientes. Tudo é baseado na lei da evolução e na seleção natural.Pode isso,Arnaldo? Pode,segue o jogo, a regra é clara. Claro que existem exceções. Além disso, quando uma pessoa envelhece,por mais ''healthy life'' que ela tenha sido durante toda uma vida, o corpo vai começar a falhar naturalmente. É o que chamam de ''morte morrida''. Aquela coisa de ''morreu porque era velho''.

Mas, e quando um idoso está doente,não quer ser tratado,e acha que já deu sua hora? O quão egoísta um ser humano pode ser ao renegar isso e forçar o idoso a se tratar? Porque na minha visão,tudo não passa de egoísmo. Queremos porque queremos que fulano viva mais, e não importa se ele ficar sofrendo enquanto isso. Vi minha avó definhar lentamente por causa de um câncer,e foi a coisa mais triste que já vi. Eu,se fosse ela, pediria para ''desligar os aparelhos''. Prolongar a vida de um parente idoso é só para prolongarmos nosso egoísmo e hipocrisia. Idosos não querem altas festas de aniversário que celebrem seus 85 anos. Idosos querem coisas simples.

Uma ligação, um abraço. Você já percebeu que idosos são carentes como crianças, e gostam muito de conversar. Se você ainda não sabe disso,visite um asilo. Então, de quê adianta mandar dinheiro todo mês,ou dar altas festas para seus velhos(literalmente) pais, se você ''não tem'' tempo de fazer uma ligação e perguntar como eles estão? Hipócrita filho-da-puta você, achando que dar dinheiro para pagar o plano de saúde já é o bastante. Se você é o que é hoje,é por causa dos seus pais,por mais defeitos que eles tenham.
E quando eles estão doente, que de repente todo mundo vira solidário? Sério,dá vontade de xingar todo mundo.

DO NADA aparecem trinta milhões de parentes. Essa coisa de ''ir visitar quando está pra morrer'' é a coisa mais idiota que eu já vi. Pior do que isso são os filhos adultos que ficam tentando compensar(e acalmar a consciência) todo o tempo que não dedicaram aos pais.
Morram vocês.

Mas acho que a coisa pega quando o idoso não quer ser tratado. Ahh caros leitores,aí eu quero ver. Os familiares insistem,discutem. Mas o idoso é mais velho,é a saúde dele. Pelo código de ética da medicina, o paciente tem o direito de saber o que tem ao mesmo tempo que também tem o direito de recusar o tratamento(House addicted). Logo,por trás do discurso altruísta dos parentes,está o velho e bom egoísmo de mãos dadas com a hipocrisia.

Por que insistimos tanto em vivermos muito? Qual a vantagem de chegar aos 100 anos vegetando numa cama?
Não é novidade que a expectativa de vida aumentou muito e custou muito aos cofres públicos. Mas deixando de lado a questão do dinheiro,chegar aos 90 já é considerado ''normal''.
Somos ''obrigados'' a seguir um estilo de vida saudável por quê? Para vivermos mais,ora essa.
Mas quem falou que eu quero viver mais?
A cada dia pipocam reportagens sobre ''como viver mais e melhor'',''como chegar aos N anos''. Ahh,vão se foderem.

Contrastando com isso,as pessoas insistem em cosméticos e cirurgias e bla, numa tentativa idiota de não-envelhecimento.


Argh,acho que o que eu quero dizer é: não,não temos o direito de insistir para que nossos avós ou pais vivam mais. Não sei se acredito nessa coisa de ''a hora chegou''.
Concordo com o House quando ele diz que se vive com dignidade mas não se morre com ela.
Ou seja,quero viver enquanto eu puder limpar minha própria merda.

Quanto ao fato de morrermos,aproveite seus pais. Seus avós. O que eles mais querem é alguém pra conversar,alguém que desfrute de alguns bons momentos. Eles só querem contar como foi a vida deles. E você tem sim tempo pra escutar.

E, pra aqueles que largam os idosos em asilos porque não são capazes de cuidar daqueles que passaram a vida cuidando de vocês(exceto aqueles pais que,né,estupraram a filha,por exemplo), eu torço pra que o capeta enrabe vocês,seus incompetentes sem coração.

Nenhum comentário: