22.9.10

10 mitos teatrais

Okeis galera.
Eu faço teatro há uns 3 anos e meio.
Daqui a pouco tiro diploma em artes cênicas.
Brinks,nem tiro.
Mas fiz teatro tempo suficiente para perceber que há ainda muito preconceito tanto pra quem vê pessoas que fazem teatro quanto para os próprias pessoas que o fazem.
Resolvi então tentar desmistificar algumas 'observações' que ao longo desse tempo todo de curso eu ouvi gente falando....

1)No teatro só tem putaria
Hmm,mito.
Que mania as pessoas têm de achar que as aulas de teatro são regadas à vinho,orgias e danças em volta de uma estátua de Dionísio.Não é assim,porra! as aulas de teatro são normais,sem psy e pegação.
A diferença é que lá, a gente aprende a olhar pro outro como um ser igual à nós mesmos.É só um corpo,e todo mundo sabe que mulheres tem peitos e homens tem pintos.A gente aprende a não ver pornografia em tudo.E isso todo mundo deveria saber fazer.Aprendemos a realmente dar valor aos nossos corpos,afinal,o corpo é um dos instrumentos de trabalho de um ator.Não vou mentir,e claro que alguns exercícios e cenas exigem que se perca a vergonha e que se toque no outro,mas sem malícia(salvo os textos de Nelson Rodrigues e afins)

2)Pra fazer teatro é preciso ser mega extrovertido
Mito.E dos grandes ainda.
Muitos vão ao teatro justamente para se tornarem pessoas mais abertas,sociáveis e tudo mais.Nem sempre isso acontece.Mas posso afirmar que,ao final de um curso de teatro,as pessoas ainda podem ser tímidas,mas é uma timidez 'melhorada'.

3)Pessoas mais extrovertidas se dão melhor
Mito também.Conheço gente extrovertida mas que não se dá com o teatro porque não tem responsabilidade,compromisso ou que esteja afim de suar a camisa.

4)Alunos de teatro se acham Os caras
Meio mito.Tem de tudo,gente.Desde aquele que usa boina,calça de linho,camisa de algodão e bolsa de crochê atéé a mais patricinha.Aí vai de cada um.Não acho legal quem fica 'mostrando' que é aluno de teatro só pra se mostrar,como se isso te fizesse melhor do que outro.

5)É preciso ter memória boa
Verdade.Claro,né? Como sua avó espera fazer teatro se ela tem Alzheimer?
Ninguém precisa ser um HD externo ambulante,mas é preciso sim ter certa facilidade para decorar texto.E nem é tão difícil quanto parece,já que você vai decorar as suas falas,por exemplo,e não as fórmulas de trigonometria.

6)Pessoas de teatro tem como único objetivo se tornarem atores da Globo.De preferência fazendo Malhação.
De novo,é meio relativo.Tem sim muita gente que entra e diz 'quero fazer teatro pra trabalhar em Malhação'.Mas,dependendo do curso(a maioria é chamado de 'curso livre de teatro'),os objetivos variam e vão desde: 'quero perder o medo de falar em público' à 'quero ganhar o Oscar de melhor atriz'.

7)É preciso dom para fazer teatro.
Mito.Como disse Fernanda Montenegro,''fazer teatro é 1% inspiração e 99% expiração''.OU SEJA.
É preciso suar MUITO pra ser um bom ator,e não ficar sentado declamando monólogos de Shakespeare achando que está arrasando,rs.

8)Pra se dar bem é preciso ligar o botão do FODA-SE.
Verdade.De quê adianta querer fazer teatro se você tem medo do que os outros vão dizer? Ou medo de achar que está fazendo errado ou então que a sua atuação é uma merda?
No teatro não existe uma verdade absoluta,e não é pra ter medo de errar.
Como diz meu professor ''erre mais,erre sempre e erre melhor''.

9)Rola muita inveja entre os atores de um grupo.
Hmm,depende.Sempre tem aquela competiçãozinha(?) pra ver quem fica com o papel principal.Muitas vezes os atores acham que só vão ter sua chance de brilhar ao pegar o papel principal.Mas o que ocorre é que muitas vezes,atores com papéis menores acabam roubando a cena.Então,não faz sentido querer ser a estrela da peça se você não tem um bom trabalho corporal e vocal e tudo mais pra poder interpretar direito a personagem.Fikdik que,não importa o papel que você faça.Faça dele O papel da sua vida e dê o seu melhor.

10)Peças caras são melhores
Mito³.Costumo categorizar as peças caras em duas: aquelas que são caras porque tem ator da Globo e aquelas que são caras porque são MUITO fodasUltimamente só vi peça que era cara porque tinha ator famosinho fazendo.E,tirando os 90 reais que eu paguei pra assistir ao musical d'O fantasma da Ópera,acho que nunca paguei mais do que 25 reais pra assistir alguma peça.Sem contar o fato de que,as melhores peças que eu vi não passavam dos 10 reais.


É,acho que consegui fazer um post mais ou menos útil.
Ou não.
E pra finalizar,eu grito pra quem quiser ouvir: fazer teatro é uma delícia e todo mundo deveria fazer.Não importa se seus objetivos na vida não tenham nada a ver com a vida nem tão glamourosa de ator.
Mas o teatro faz com que as pessoas adquiram maiores noções de responsabilidade,comprometimento,pesquisas e o mais importante, deixa a sua imaginação falar mais alto e espanta(pelo menos durante as horas de aula) tudo aquilo que tá apertando no peito.q
No teatro não há limites.Você pode ser quem você quiser.Assumir as mais diversas facetas da sua personalidade,e isso é muito legal.
;D

5 comentários:

GIAN disse...

Camila, tudo bom?
Adorei seu blog, principalmente este texto sobre teatro, realmente mtos mitos e verdades, no final teatro é a brincadeira que não fazemos na frente dos outros por medo do RIRdículo que podemos causar, concordo todo mundo deveria fazer pelo menos uma vez na vida! Se vc me permitir gostaria de colocar este texto ou parte dele no meu blog (alias passe la qdo puder, é o gianfratti.blogspot.com)
Flws

Thamiris Martins disse...

ahh adorei ^^ ( e morri de inveja tbm hsuhaushuahsuh
Muito sábia essa camila!
É NOIS!

clau disse...

Não adianta vai ser sempre assim, mesmo.
No teatro só tem puta e viado heheheh.
Bj
Clau

Gi_Cimony disse...

Sobre o primeiro item, no teatro só tem putaria, faria um adendo que aulas de teatro em Americana são Normais...Mas existe um mundo aí fora que não vivemos mas que não sim regadas de putaria dentro e fora dos palcos. Creio que são estes que dão a fama infelizmente. Já vi ex-aluno de aula contar a desculpa do perder o pudor só pra ver galera pelada, e não muito longe, Campinas.

Depois faz um post dos clichês de ator. Vai ser muito bom

Unknown disse...

Dou várias dicas de teatro bem legais TB para todo mundo aprender

https://www.youtube.com/watch?v=JwmNIAu7GMM

Se inscreve lá q sai vídeo toda sexta