1.9.10

mas,e daí?

Esse post vai ser chato e arrogante.
Pronto,falei.

Seguinte: quem vos fala agora é a Camila.Por si só.Não a estudante de literatura,nem a pseudo-atriz,nem a fã de Backstreet Boys.Só eu mesma.
Sempre gostei de ler.Desde pequena pedia pra minha mãe ler histórias pra mim e acho que ela teve um papel fundamental na minha formação como amante das letras.
Sempre tive bons professores de português também,o que colaborou para que eu não odiasse nossa língua tão peculiar.

O negócio é o seguinte: se nós queremos ser levados a sério,precisamos ler.
Porque quem sabe ler,sabe formular ideias,sabe escrever,sabe falar.
E num país onde o presidente da república malemá tem o ensino fundamental, o que devemos esperar dele?

Mas esse post não é particularmente sobre isso.Ler é difícil.E aprender a gostar de ler é mais ainda.Porém,eu ainda insisto na ideia de que é preciso injetar bilhões na educação e produzir toda uma nova 'leva' de crianças que gostem de ler,escrever,e tudo mais.
Aquela velha história de 'as crianças são o futuro do país',manja?

Pois é.
Aqui,o foco é outro.
Venho aqui desabafar a dor que meus ouvidos sentem quando escuto alguém falar errado.
Não julgo ninguém por isso,até porque,como diz o trecho de uma música ''errado é aquele que fala correto e não vive o que diz''.Só que,dependendo da sua posição social,ou do seu sonho em se tornar um CEO de uma multinacional, você não pode falar errado.
O William Bonner não pode falar errado.
Se bem que, se fôssemos mesmo um país em desenvolvimento, todos iríamos atrás de aprender o certo,e de não nos importarmos se outrem nos corrigisse.Porque hoje em dia é assim: se uma pessoa corrige a outra,essa pessoa se sente ofendida e ainda sai achando que a pessoa que a corrigiu é uma arrogantezinha aluna do Prof° Pasquale. Essa é uma mentalidade que precisa mudar.

Certos errinhos de português me causam profunda depressão. E não estou dizendo aqui também que quem fala correto é melhor do que quem fala errado.NÃO.O que eu estou dizendo é que não há mal nenhum em falar correto.O problema é que hoje em dia,é bonito falar errado,mostra as suas raízes,dá espaço para as gírias toscas de 'Malhação'.
Não estou dizendo aqui também que devemos voltar a usar o pretérito mais que perfeito e falar coisas do tipo ''achar-se-ia na garagem da minha casa''.NÃO também.Mas o emprego correto de pronomes não iria mal...

''Vamos pro cinema?'' bééé,errado.
''Vamos ao cinema?'' iee,aí sim.

Eu sei que ninguém vai falar assim.
Contudo, o erro de português que faz com que minhas orelhas caiam,é ouvir as pessoas dizerem ''pra MIM fazer'',''pra MIM ir'',''pra MIM pegar''.

PARA TUDO!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!!
Eu não moro numa reserva indígena(nada contra,ok?) pra ouvir uns índios falarem ''MIM VAI'',''MIM FAZ'',''MIM TARZAN".

Então,que fique de lição aqui.
MIM NÃO CONJUGA VERBO,PORRA.
Quando você for falar que vai fazer alguma coisa,diga EU.
''pra EU fazer'',''pra EU pegar'',''pra EU ir''.
A fórmula é simples!
pra+EU+verbo.

aprendeu?
que bom.você criou novas redes neurais.
Imagina assim:você,profissional de sucesso,ganhando horrores,chegar para os seus filhos e dizer ''pra MIM chegar aonde eu cheguei,demorou muito''.
Seus filhos vão complementar dizendo ''é,você teve que dar o cu pra quem pra conseguir um emprego como o seu,sendo que você nem fala direito?''

Tá,ta,eles não vão falar isso.
Mas,é desde cedo que as crianças aprendem a falar certo.
Que mania as pessoas têm de falar errado com crianças em fase de aprendizado!
Sabe aquela coisa 'aitibunitinhodamamae,quépapá,qué?'
então,bem isso.

Ensina certo,PORRA!
outra coisa também.
Não é pobrema,é problema.
Não é estrupo,é estupro.
Não é mortandela,é mortadela.

Poderia ficar aqui por horas falando de várias coisas que as pessoas dizem errado.
Antes eu tinha um baita preconceito contra as pessoas que falavam errado.Hoje nem tanto.Mas continuo achando que aprender nunca é demais,e que falar correto,dar valor à nossa língua,é ser mais patriota do que encher a casa de bandeiras do Brasil em época de Copa do Mundo.

E mais:
leiam,pelo amor de Deus.
só um povo leitor e com cultura é capaz de mudar alguma coisa nesse país....é mais eficaz do que votar.

''Ainnn,eu não gosto de ler,não vou ler, e foda-se''.

''g-zus,não tô pedindo pra ler Tolstoi...Lê jornal,revista,Harry Potter,gibi,meu blog,sinopse de filmes,sei lá...mas LEIA!''


Não estou pedindo pra voltarmos a falar como na época de D.Pedro...
só estou sugerindo que as pessoas leiam mais para falarem mais corretamente...
Tenho certeza que, uma vez que você fala corretamente, todo mundo te trata diferente(ai Cristo,essas rimas saem sem querer!!!)

E aqui acaba mais um post que 4 ou 5 pessoas vão ler.
Nem ligo.
Eu precisava deixar registrado aqui o que eu sinto em relação à nossa língua portuguesa.
Tudo bem você não gostar de português,mas pelo seu próprio bem,use ele a favor do seu sucesso e desenvolvimento pessoal e profissional.
Eu juro que você não vai morrer se falar mais certinho....


PQP,esse post saiu maior do que eu imaginava.
Nem ligo.

:D

Um comentário:

jude disse...

"E num país onde o presidente da república malemá tem o ensino fundamental, o que devemos esperar dele?"
Olha, nem sou lulista nem nada, mas isso me incomodou horrores. Nunca que ensino é equivalente à capacidade política. Pode ajudar, pode, claro, mas não é tudo. Prova disso é a comparação do governo Lula e o mais próximo dele, o FHC. FHC é talvez um dos maiores intelectuais do Brasil, mas fodeu bastante com o nosso país. E o Lula, operário sem dedo que é, foi bem mais competente que ele (e muitos outros intelectuais, vale acrescentar).
Do resto, sei como você se sente, também me incomoda certos erros rs