19.4.10

odeie Rivadávia Cunha Corrêa!

Tá doendo meu coração ver meu namorado sofrer por causa dessa merda de vestibular.Eu já passei por isso 2 vezes,logo,sei o quão foda é.
Sei também que pra quem tá de fora,é fácil dizer 'iii,relaxa...vestibular tem todo o ano'.Mas ninguém quer passar todo ano pela mesma situação.Cansa.

Todo mundo tá cansado de xingar o governo,o sistema educacional,o número de vagas contrastando com o número de candidatos.É uma época muito confusa.Você tem que,do nada,dentro de um número X de dias,escolher uma carreira.Exceto aqueles que já sabiam o que queriam ser desde crianças.Aí chega a hora de escolher uma faculdade,um curso,cogita-se a possibilidade de mudança de cidade,estado...é um baque emocional muito forte.Sei como é.

Todo mundo fica puto e pensa 'PQP,se eu quero artes cênicas,porque preciso responder 12 questões escritas de química?'
Okei,talvez não exatamente assim,mas vocês entenderam o contraste que eu quis mostrar.
Enfim...concordo que seja uma época conturbada,e feliz e estranha ao mesmo tempo.Você saindo do colegial,cada um vai pra um caminho,acabam-se as listas de materiais escolares pro ano que vem,uniformes novos...você cresceu.E isso assusta.O novo assusta.Ou então você tá no cursinho,e curte muito,novos amigos,professores hilários,jeitos pornográficos de se guardar uma fórmula de física(quem nunca aprendeu PV=nRT como 'puta véia não rejeita tarado'?)
E de repente você se dá conta de que está numa espécie de limbo,já que pro governo você não é considerado estudante,e em nenhum formulário que você tenha que preencher tem a opção 'extensivo noturno' no quesito escolaridade.

E por pior que seja,se revoltar contra o sistema não muda nada.O máximo que dá pra fazer é aceitar.E aí você tem duas escolhas: você passa numa faculdade particular,de boa,ou rala o cu pra passar numa pública/estadual/federal.A diferença entre faculdades particulares e públicas rende uma boa discussão e nem vou entrar nesse mérito...meu ponto é:ou você engole seu orgulho e faz faculdade particular(o que não ocorreu no meu caso,sou orgulhosa mesmo,bjos) ou estuda pra passar.
Sofri horrores por causa de vestibular,por N motivos que aquela que vos fala não quer tornar público.
Sei lá.A vida da voltas,e depois que eu prestei milium vestibulares,almocei miojo,comi chocolate durante as provas,entrei em desespero por não saber fazer exatas,por ter esquecido relógio e por odiar todo mundo ao meu lado,eu cheguei à conclusão de que não adianta gastar 8 meses da sua vida pensando numa prova de 5h de duração que teoricamente vai definir o que você vai virar na vida.Só você faz isso,e não uma prova que 'mede' seus conhecimentos....

Mas,se tem alguma coisa que eu aprendi com os vestibulares,é que:

-passa rápido.muito rápido.você nem se dá conta.por isso,relaxe.
-não se desespere se seu nome não estiver na lista.se você não passou é porque ou você não estudou o suficiente ou porque o ano que está por vir te reserva surpresas e novas situações que vão compensar qualquer coisa.
-não sabe o que prestar? preste aquilo que mais se parece com sua personalidade,levando em conta se você quer ganhar dinheiro rápido ou se topa ficar labutando um tempinho antes de fazer fortuna,mas fazendo o que ama.(oi,fazer estudos literários não vai me tornar uma milionária a curto prazo,a não ser que eu viaje de trem e numa viagem louca de LSD crie uma história fantástica e escreva um livro e vire best-seller e filme e álbum de figurinha e jogo de playstation. confesso que amo harry potter,bjs)
-chore,desabafe,grite,esperneie.vale tudo na hora de colocar pra fora a angústia que a gente sente nessa época.

Conclusão:
vestibular é um saco?
pouts,se é...
dá vontade de mandar todo mundo tomar no cu por causa da pressão infernal que a gente recebe por conta dessa prova?
dá.
mas,não vale a pena gastar energia achando que depois do vestibular sua vida vai melhorar no melhor estilo ganhador da tele-sena de dia das mães.pelo contrário.aí que sua vida vai realmente ficar tensa.então,relaxe,vá no seu ritmo,porque quando for a hora de você entrar no tããõ esperado mundo universitário,você vai entrar.




o título do post?
é o nome do cara que implantou o vestibular aqui no Brasil,fikdik.


-

Um comentário:

Igor De Souza disse...

PV=nRT , por vc nunca rezei tanto ;D