28.5.10

Faz uns 7 dias que alguns institutos da Unicamp estão em greve.NEMRI.
Se eu entendi direito,o que tá deixando os trabalhadores putos é por causa de um aumento salarial 'desproporcional'que eles receberam.
Os docentes ganharam quase 13% de aumento ao passo que os outros funcionários,7%.

Assim,eles resolveram fazer greve,fudendo assim com a vida de todos os estudantes.
A maioria das bibliotecas estão fechadas.As secretarias dos institutos em greve também.

Conversando com uma amiga,ela disse que eles têm razão ao fazer a greve pedindo a isonomia salarial,uma vez que todos são funcionários da Unicamp,não interessando o 'tipo'.
Mas,calma lá,eu disse.
Brinks,nem disse isso.

Eu disse que não concordava muito,afinal,estamos inclusos no sistema capitalista,e apesar de não ser muito justo,ganha mais quem estudou mais. E,não é desmerecendo nenhum cargo,mas por que um bibliotecário deve ter um reajuste igual ao de um professor doutor?

Aí minha amiga virou e disse 'direitos iguais pra todos'.Ok,mas o Brasil não é socialista...se eles querem igualdade,que lutem pra fazer a revolução,ora essa.

Desavenças à parte,eu acho que não tem muito sentido essa greve. Um professor deve ganhar mais que um segurança sim.Quem estudou mais pra estar aonde está?

Não entro aqui em questões como 'ahh,mas o que virou professor teve mais oportunidades,mimimi'.
Eu viro e digo 'aaahh,mas um analfabeto virou presidente'. Todo mundo tem chance de conseguir o que quiser.É só ir atrás.

E,ok,é um direito do trabalhador fazer greve.Mas o direito deles acaba quando eles ferem o direito que os estudantes têm ao saber. Com as bibliotecas fechadas,como a gente fica?

Sem contar o auê que eles ficam fazendo perto das salas de aula..como se a culpa pelo salário ruim deles fosse nossa.Vão gritar lá na Reitoria,ora essa.

Que me chamem de burguesa,hipócrita,egoísta e 'de direita' ao criticar a greve deles.Mas pra mim,não poder entrar numa biblioteca é como um diabético que fica sem a sua dose diária de insulina.

Um comentário:

jude disse...

Criticar o motivo da greve é uma coisa, mas criticar A greve e seu instrumento, é outra.
Não acho que o direito dos trabalhadores acaba quando ferem o dos estudantes, caso contrário, eles NUNCA poderiam fazer greve. Qualquer tipo de greve que eles façam vai prejudicar o estudante, porque é o único meio que eles têm em mão. Não tem como prejudicar diretamente o reitor, por exemplo, com a greve. Então acaba sobrando pros alunos. Mas fazer o quê? O objetivo da greve é causar prejuízo e no caso, nós somos os afetados.
E por que você não questiona o reitor e seus motivos?
E pelo o que eu entendi, eles pedem por um aumento igual ao dos professores, e não por um salário igual ao deles.
Eu também tô sem biblioteca, me virando muuuito pra imprimir trabalho já que nem impressora eu tenho em casa, mas acho válida a greve (que aliás, começou beem antes só no meu instituto).
E ok, você tá no seu direito de criticar, mas você bem elitista no que falou. Não curto ok rs