18.3.10

nemli/

Hoje tive aula sobre a Odisséia(supostamente era pra eu ter lido até essa aula,mas nem deu tempo...ok,o livro é extenso e repetitivo,nem quis ler tudo.mas juro que eu o leio até o fim do curso).
Mas foi interessante.Por exemplo,eu já sabia que há miliumas teorias sobre como foi escrito,se foi Homero quem escreveu, se Homero chegou mesmo a existir..enfim..apesar de tudo,o livro é um clássico.Tanto que a matéria chama-se 'teoria clássica'.A gente ainda vai ter que ler a Íliada,também do 'Homero', e muito mais.argh,fico zonza só de pensar em tantas epopéias que ainda estão por vir.

Euri/ do professor declamando um trecho da Odisséia,todo machão,falando como se fosse o Chuck Norris quando na verdade ele está mais pra Cristian Pior.
Querendo colocar um pouco de cultura neste blog infame,aqui vão algumas informações aprendidas hoje:

-o livro se chama Odisséia por contar a saga de Ulisses.''Ué?? por que 'odisséia' então?''
Porque Odisséia é a mesma coisa que Ulisses.
;D

-o outro livro famoso de Homero,a Íliada, não fala da Guerra de Tróia,como todo mundo pensa.Ele faz somentes algumas referências à esta guerra.O livro tem como personagem central o famoso Aquiles.

-a Íliada também não fala do calcanhar de Aquiles,e nem de como isso aconteceu.Assim como não conta sua morte.O livro termina com a morte de Heitor(o Eric Bana,em 'Tróia')

-a história do cavalo-de-tróia é mencionada na Odisséia, e não na Íliada.

- a Helena de Tróia,a mulher mais linda de toda a Grécia larga do Páris e volta pro Agamênon

Ah,achei manero essas informações.Foi de encontro a tudo que eu achava.Tudo culpa do filme 'Tróia', que conta tudo errado.
Agora posso finalmente dizer que estou gostando do curso,afirmando ainda mais a certeza de que estudo a coisa certa.


lendo: -Leite derramado/Chico Buarque ; -Literatura e sociedade/Antonio Cândido ; -Teoria da literatura:uma introdução/Terry Eagleton

ouvindo: a discografia do Queen

\o/

Nenhum comentário: