25.6.11

how you doin'?

Bad.

Fiz ensino médio numa escola particular. Depois,mais um ano e meio de cursinho. Do the math.
Passei todo esse tempo perdida,sem saber direito o que eu queria. Prestei psicologia, artes cênicas, relações públicas,..e cheguei até a fazer um mês de gestão empresarial. Tudo isso pra passar na Unicamp e fazer estudos literários. Um curso mal-estruturado, sem pé nem cabeça. Ninguém sabe o que é. Nem meus avós e nem eu. Se me perguntam ''o que vc pode faze depois?''., eu digo ''boa pergunta''.

E não vem com esse papinho de ''o aluno faz o curso,o aluno faz a universidade, cada um é cada um''. Fato é que não é nada agradável ver todo mundo se dando bem e você aí enfiado na merda, ou melhor, nos livros.
Não que seja um curso ruim. Mas é o tipo de curso que se faz quando você se aposenta. E não um curso que se faz pra ganhar a vida. Curso de verão,sabe?

Nem a Unicamp sabe pq diabos criou esse curso. Ai eu fico nessa de largar a faculdade, chorar toda a noite porque não sei o que fazer, e tentar me conformar com respostas do tipo ''vai ficar tudo bem''. Não,não vai ficar tudo bem.

Vejo primas e primos meus fazendo cursos que de um jeito ou de outro vão garantir emprego a eles. Não é o meu caso. Por mais que as pessoas não falem que meu curso é uma bosta,que eu vou ser pobre e que sou filhinha de papai por fazer um curso assim, eu posso ler o pensamento de todo mundo. E isso acaba comigo.
Não estou mais aguentando ver a cara das pessoas quando eu falo ''faço literatura''. É uma cara tipo ''ah, é, então..que bom,né''.

Ai olho pra trás e vejo que deveria ter feito tudo diferente. Dá vontade de largar tudo e começar outra vez.
Do zero. Pensando direito. Porque ninguém pensa direito aos 18 anos.
Pode parecer idiota, mas acredito que todo mundo busca a aprovação das pessoas. Sejam elas amigos, parentes, namorados. Parece que o ser humano precisa saber que está fazendo a coisa certa. E embora meus pais neguem, eu sinto que não ganhei a aprovação deles.

Meu pai não acredita em mim.Fato. Minha mãe acredita que eu tenho capacidade,mas...Meu namorado dá todo o apoio. Claro,ele faz administração...
Queria ver pessoas que fizeram cursos alternativos como o meu me falarem ''relaxa,você vai ficar bem''.

Aí vejo pelegos burros se dando bem. Fazendo faculdade por telefone e ganhando dinheiro. Eu faço Unicamp e tomei no cu.

Agradeço aos meus pais por me darem a oportunidade de cursar aquilo que eu gosto. Mas, e depois?
E também não vem com esse papo de ''faz mestrado,faz isso,faz aquilo''. Vou levar 15 anos estudando pra virar alguém? Nem fudendo. Sou prática e impaciente, logo, essa história não funciona comigo.

Vejo gente virando do avesso pra conseguir as coisas. E eu aqui.
Não sei se é a tpm, sei lá. Só sei que embora eu pareça bem, feliz e satisfeita..eu não estou.
E aí eu acabo fazendo tudo errado.

Sinto que todo mundo aponta uma plaquinha pra mim escrito ''lazy girl''. Por que tudo tem que ser do jeito mais difícil? Por que eu não fui gostar de matemática e fazer engenharia? Por que eu não nasci savant?

Aí,sei lá...não que eu me importe com o fato de minha vó saber ou não o que eu faço,...eu só queria que as pessoas se orgulhassem de mim...e ao invés de fazerem cara de jiló, falassem ''uaau,Unicamp?!''.
O que tem de errado em gostar de ler?
Como fazer as coisas darem certo?
Como se vira alguém na vida?

Precisam lançar um livro de auto-ajuda sobre isso.
Aposto que iria vender milhões.
Estou me sentindo mal comigo mesma. Não consigo emagrecer, não consigo tomar uma atitude quanto às oportunidades da faculdade, tenho preguiça de fazer tudo, meus relacionamentos estão balançados...
O que aconteceu com a velha e boa maré que eu tinha antes?

Ainda fico ressentida por não ter passado em artes cênicas na Unicamp. Foi realmente horrível. E infelizmente não sou dessas que lutam até o fim por aquilo que querem. Eu desisto muito fácil das coisas. Sempre acho que não sou boa o suficiente,tenho medo de tudo. Acho que vai dar errado,que vão me julgar.
Será que só eu me sinto assim?





Cheguei ao meu limite.
E não sei o que fazer.

5 comentários:

Igor disse...

não é só você que se sente assim

Bruna disse...

Oii, tudo bem?

este é meu maior medo, escolher algo e não dar certo. Eu sei que qualquer seja a minha escolha eu vou ter ralar e trabalhar duro para conseguir fazer meu melhor. Mas e se eu não gostar, e se as pessoas estiverem certas?

Sabe, eu acho super magnifico vc fazer literatura na unicamp. Nossa! sério, vc é demais. Só que o povo não entende.

espero que só seja a tpm :) Espero que tudo dê certo, beijos!

jude disse...

Bom, eu vejo assim: voce é privilegiada por poder fazer aquilo que, pelo menos até onde eu sei, gosta. Realmente, é uma carreira difícil se voce quiser sair do mundo academico e nao for uma pesquisadora que fica eternamente mamando na teta do estado. Mas se isso nao te deixa feliz, nao te dá seguranca suficiente, vai atrás daquilo que te dá isso, mas aí é abrir mao de fazer aquilo que realmente gosta e ficar ressentida por isso: meu caso.
E, usando o seu termo, "virar alguém foda" rápido é pra muitos poucos, mesmo que engenheiros ou algo do genero.
E nao sou especialista, mas nao acho que o curso da Unicamp seja mal estruturado. Mas convenhamos, é um curso teórico, até mais do que o meu, ciencias sociais. O que mais eles podem te dar? Nisso, ou voce vira professora (e pra isso voce tem a FE) ou pesquisadora, e pra isso tem toda essa base teórica que voce precisa.
Enfim, só acho que foi uma escolha sua, mas que voce ainda é jovem o suficiente pra mudar, se é o que te vai fazer feliz, mas tem que lembrar que depois tem que lidar com as consequencias de estudar várias coisas insuportáveis rs
É, a vida é difícil pra quem nao nasceu com vontade de ser engenheiro.

Sté disse...

Quer opinião de alguém que faz um "curso alternativo"? É foda msm lidar com as caras de ué das pessoas quando vc fala o curso q faz, principalmente os familiares. Toda vez q algum familiar conversa comigo me pergunta: como é o curso q vc faz msm? E as vezes parece q vc pode ouvir o pensamento da pessoa: "sem futuro". Ate msm meu pai esses dias me pergunto no que eu poderia trabalhar fazendo radio e tv...isso q ja estou no 3º ano! O que piora as vezes é o fato de minha irmã ser formada em jornalismo. Ela fez jornalismo e é jornalista. Eu faço Radio e Tv e vou ser...o que? Mas quanto a isso eu nem ligo mais, já aprendi a lidar e ignorar, sei que cada vez mais tenho certeza que é disso que eu gosto e não ligo se vou ganhar pouco, se vor virar noites editando e trabalhando q nem uma louca pra ganhar pouco, pelo menos vou trabalhar com satisfação. E outra coisa, se vc nao tem certeza se é isso que quer pro resto da vida, nunca é tarde pra mudar. Não se forme em algo que não gosta só por medo do que vão falar. Pense primeiro de tudo na sua felicidade. Vc nem paga a facul entao seus pais nem podem reclamar de dinheo jogado fora...Só como exemplo: minha professora de portugues no Poli contava que desde criança queria ser bióloga, sonhava com isso e no segundo ano da facul percebeu q nao queria isso. E foi fazer letras. Enfim, não estrague sua felicidade por medo ou insegurança. E lembre sempre que se precisar da amiga aqui pra conversar, é só chamar! Bjaoo

Coisas do Coração disse...

Oi querida tudo bem!
Espero que esteja bem.
Meu sonho também e ser escritora e escrever livros, me dedicar eternamente a letras, eu também sou péssima em matemática e estou formando em Letras, posso dizer que estou gostando,o que importa o que vai acontecer quando me formar, o importante e lutar por aquilo que quer.E melhor trabalhar com aquilo que se ama do que viver a vida inteira reclamando que não fez o que amava.
Boa Sorte é siga seu coração.